Rua Jandiatuba, 630 - conj 234. bloco B - Morumbi - São Paulo - SP - 05716-150

Transtornos do Sono

transtorno.jpg
Distúrbios do Sono na Infância e Adolescência 
Os distúrbios do sono na infância e adolescência podem ser condições agudas ou crônicas que afetam o ciclo do sono. Algumas vezes, esses distúrbios, que podem ser temporários ou permanentes, podem estar relacionados à imaturidade do sistema nervoso central, falta de um ritual para o sono e até mesmo condições emocionais, também podem ser algumas das causas desse transtorno. 

Entre os distúrbios do sono mais comuns que acontecem na infância e adolescência são a insônia, bruxismo, apneia do sono, distúrbios respiratórios como o ronco e o sonambulismo. 

Pesadelos e Terrores Noturnos 
Pesadelos e terrores noturnos, embora se manifestem durante o sono, possuem características singulares que merecem atenção cuidados. 

O terror noturno consiste em episódios de despertar parcial do sono NREM. O despertar é súbito e o paciente, de modo geral, grita e senta-se na cama com 
fácies de pavor. Apresenta manifestações ditas autonômicas, tais como taquicardia, taquipneia, rubor facial, midríase e sudorese. Normalmente são episódios rápidos, de 3 a 5 minutos, e o paciente não se recorda de nada dos episódios. 

Embora sejam mais comuns em crianças, especialmente entre 3 e 7 anos, os terrores noturnos não são exclusivos delas e podem afetar também adultos. 

No pesadelo a criança acorda assustada e logo relata situações de conteúdo desagradável. Os pesadelos frequentemente ocorrem durante o sono REM, ou seja, na segunda metade da noite. Raramente incluem fala ou gritos e são mais frequentes entre 3 e 6 anos.